"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Templo do SENHOR?!

Comentário feito ->AQUI



Reza a lenda que um sapateiro perguntou a Lutero o que era necessário para ele se tornar um cristão verdadeiro. E Lutero respondeu: faça um bom sapato e venda por um preço justo.

Simples assim.


Mas o homem é pretensioso! Ele quer colocar seus acréscimos! E foi exatamente o que ele fez ao longo dos séculos, desde que Jesus derrubou o Templo onde se adorava a Deus. O homem o foi reconstruindo de diversas formas as mais esdrúxulas! E foi 'adorando' Deus dentro dos santuários que ele (o homem) considerou sagrado. Achou pouco e, lá dentro, impôs uma série de normas pesadas ao seu povo, de modo que, em vez de levar as cargas uns dos outros para que a vida se tornasse mais leve, o povo passou a ser novamente oprimido como antes, escravizado por um sem-número de normas que o levariam supostamente à salvação. 


É interessante lembrar que Jesus 'pregou' dentro das sinagogas, mas ENSINANDO aos doutores que lá se reuniam. Ao povo, Ele ensinava era, literalmente, no Caminho. Vê-se o quanto Ele era criativo e versátil, sem seguir um molde específico (nem pintar uma casa de determinada cor pra dizer onde estava presente). Ele ensinava as pessoas a se relacionarem de forma correta com o Pai e com os semelhantes tanto à beira do rio (com um barquinho à sua espera, caso o comprimissem), como subia a um monte para melhor avistar a todos e melhor ser visto também. Providenciou a multiplicação dos pães, não para dizer que era 'o cara' e que fazia milagres, mas PARA que o povo não se dispersasse e continuasse a receber o pão dos céus 'de barriga cheia'. Jesus era prático e pregava vida prática.


O mais interessante é que seu 'discurso' não contem normas de como ser um cristão correto e 'obediente' no sentido de seguir uma cartilha denominacional. Ao contrário, Ele foi rigoroso ao condenar os tais que faziam essa exigência. Jesus confrontou os líderes religiosos com veemência. Aliás, ele nem criticou o ensino na sinagoga, criticou mesmo foi os seus mestres, que mandavam seguir regrinhas que nem mesmo eles eram capazes de realizar.(Que coisa atual rss). 


A obediência a que JESUS se refere é sempre relacionada aos desejos do coração, preparando aquelas pessoas ACOSTUMADAS a LUGARES SANTOS, a aprenderem a viver com Deus no coração todos os instantes de sua vida, como no respirar. Sua missão incluía principalmente anular o tabernáculo sagrado que se tornou idolatria aos homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvidos - como já dizia o profeta que preparava os caminhos ao Deus vivo que habitaria apenas nos corações sinceros.


O que eu acho curioso é que muitos dirigentes e seus súditos seguem equivocadamente (seguem mesmo?) algumas normas disciplinares (estabelecidas por Paulo a localidades específicas), bem como hierarquias eclesiais, como sendo mandamentos de Deus, enquanto fazem vista grossa a outras tantas normas escritas em outras cartas; como por exemplo, quando Pedro diz que TODOS os crentes exercem o sacerdócio real. Ou ainda, como diria Lucas claramente ao relatar os atos dos apóstolos, 'NÃO HABITA O ALTÍSSIMO EM CASAS FEITAS POR MÃOS HUMANAS'.


Eu, particularmente não vejo nenhum mal em ajuntamento sincero para se fortalecer na Palavra e procurar ajudar uns aos outros por meio dessa proximidade onde todos estão em comum união. Na minha opinião, O MAL SE INSTALA quando se quer transformar o lugar de ajuntamento em lugar santo.


Enfim, eis o grande desafio: preguemos o Evangelho com vida prática sincera e despidos de crendices religiosas. 



Nenhum comentário: