"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CLAP, CLAP, CLAP!!!


Não consigo entender porque algumas pessoas insistem em dizer que Cristo proíbe isso e aquilo.
A proibição da vez nas pérolas que li de ontem pra hoje é sobre PALMAS. (Affff)
Não que eu esteja surpresa com esse comentário. Ao contrário! Já ouvi muito nos bastidores religiosos sobre uma salva de palmas ser algo abominável aos céus (?!), embora nunca tenha engolido isso como verdade absoluta. 
Procuro na bíblia palavras de Jesus por meio das quais Ele condena aplausos... E não consigo encontrar! Porque eu devo confessar que, até onde eu sei pelos meus parcos conhecimentos bíblicos - equilibradamente e de acordo com o bom senso - os aplausos de um público para uma pessoa, ou de uma pessoa para outra, também são bíblicos.
Vejo em II Reis 11.12 que as pessoas aplaudiram durante as cerimônias de coroação do rei Joás.
'Eles o constituíram rei, e o ungiram, e BATERAM PALMAS, e GRITARAM: VIVA O REI!' (CAPS MEUS)
Vejo o salmista convocando os povos a bater palmas para Deus (47.1) mas não vejo uma chamada rigorosa e neurótica dizendo ‘batam palmas SOMENTE para Deus, viu?!’
Pelo meu simples e limitado estudo bíblico (preciso ler mais a bíblia rss) tenho aprendido que bater palmas durante uma apresentação artística, assim como para determinado cantor ou até mesmo para um ministro da Palavra, no sentido de dizer que estou louvando a Deus pelo talento destes, não há nenhuma desaprovação por parte de Cristo.
Tenho aprendido ainda que tudo depende da conotação, do sentido que se dá, da intenção no coração. Jesus disse que tudo procede de dentro do nosso coração, apontando onde está, de fato, a fonte de toda a impureza e que é isso que nos contamina e contamina a outrem.
Ora, minha gente. Menos, né?! Qual o mal em parabenizar uma pessoa de alguma forma, seja com palmas, um abraço efusivo, um discurso, assobios e sons similares? Na minha humilde opinião, significa agradecer sinceramente a Deus pela vida da pessoa que está sendo ovacionada. É, simplesmente, comemorar com alegria mais calorosa (acompanhada de palmas ou não) por perceber que Deus está usando alguém. Seja dentro ou fora dos portões eclesiais. Isso é perfeitamente saudável. Seria uma espécie de ‘amém’ (assim seja) diante da grandeza de Deus na vida daquela pessoa. Afinal, o fato de não dizer o nome de Deus não significa que não se trate de um coração eternamente agradecido a Ele.
Ou seja, no mínimo, a homenagem a homens pelos seus feitos por meio de palmas é um mero gesto cultural, o que não significa, portanto, que estamos adorando e colocando alguém em pé de igualdade ou superior a Deus.
O que passar disso é mera crendice doutrinária de quem usa O NOME para justificar mais um dos itens de sua longa e cansativa lista de proibições; nesse caso, apenas baseado em algumas passagens (Todas no AT, diga-se de passagem), onde palmas indicam zombaria.
Estranhamente, tenho percebido que muitos líderes religiosos se orientam e orientam seus robôs, digo, seu rebanho, pela antiga aliança, anulando a Boa Nova…
E não que seja irritante... Mas que é intrigante, isso é! Intrigante e contraditório. Afinal, trata-se de gente que usa largamente o Nome de Jesus. Enfim, deve ser irritante pra Jesus. Vai saber...


Um comentário:

HP disse...

Uma SALVA DE PALMAS para a tua lucidez, minha sister!!

Tô cansando desse povo legalista...

Aff...