"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

domingo, 11 de agosto de 2013

Almas arrependidas e formalismos humanos‏


Neste final de semana passado, viajei para atender a um culto numa localidade pequena, afastada a quase 4 horas de viagem da minha casa. Já estive lá várias vezes, tenho grande alegria de estar reunido com aqueles irmãos em Cristo.

Estivemos reunidos em 14 pessoas. Cantamos os hinos sozinhos, pois não havia músicos e mesmo, sendo a maioria dos presentes visitantes (não familiarizados com a melodia dos hinos), cantamos todos com muita alegria.

Senti muita alegria quando oramos a Deus juntos, vendo a alegria em buscar a Deus que aquele povo tem. A palavra de Deus foi lida em João 14, aonde numa das partes, o senhor Jesus relata: "Sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai senão por mim".

Pela graça de Deus o Evangelho de Cristo foi pregado. E quanta foi minha alegria de ver que uma alma se converteu!

Após o culto, um rapaz me veio dizer que queria ser batizado. Meu coração muito se alegrou com isso. Mal esperava que logo a tristeza me tomaria.

Liguei ao ancião responsável da nossa região. Expliquei a situação da necessidade de haver um batismo, pois a alma havia se arrependido. Do outro lado o irmão ancião disse: 

- "Fale para ele vir a tal cidade (2 horas de viagem) e faremos o batismo daqui três meses, porque para irmos aí fica muito dispendioso, pois as passagens são caras. Precisamos levar músicos etc., da última vez que estivemos aí ninguém batizou, enfim é melhor que ele vá até tal cidade que lá tem melhores condições em ser realizado o batismo. Se for necessário ajudamos na passagem dele também.”

Imediatamente lembrei-me do relato de Filipe e o Eunuco relatado em Atos. Felipe pregou o Evangelho da Graça ao Eunuco enquanto viajavam no carro de volta para a Etiópia. A dado momento o eunuco creu. Pararam o carro perto de um lugar que havia alguma água (não diz ao certo se era um rio, um lago, uma poça ou um braço de mar) e foi batizado.

Filipe não precisou de formalidades humanas para batizar aquele homem.

- Não foi necessário orar para confirmar se o batismo era da vontade de Deus, pois a Bíblia relata a ordem de Jesus: Ide, anunciai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo.

- Não foi necessário músicos para acompanhar o serviço.

- Não foi necessário apóstolos serem informados a respeito, pois se Cristo nos fez Reis e Sacerdotes, porque tanta hierarquia?

Foi necessário ao eunuco apenas Crer e umas águas para Ser Batizado. Seguindo o que Cristo falou.

Quanto a nós, apenas a alma crer e querer ser batizada não basta. Precisamos orar pra sabermos se Deus confirma. Precisamos de um ancião ou daquele que quer ser batizado se deslocar. Precisamos de músicos, diácono para ajudar no serviço, hino tal e tal.

Não me surpreende que o diabo veja nesses tantos formalismos humanos uma grande possibilidade de trabalhar na mente daqueles que querem ser batizados, os fazendo desistir de se reconciliarem com Deus através de Cristo.

Se formos servos de Cristo faremos como Filipe. "O que te impede de ser batizado?" Caso contrário - com nossas tradições e formalidades - estamos apenas atrapalhando as almas de cumprirem o que Cristo ordenou.

Sem querer, estamos servindo ao diabo com nossos formalismos; e não, a Cristo.

Extraído DAQUI   <

(Grifos meus- RF)

LER TAMBÉM:




Nenhum comentário: