"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Vida com Deus

(Imagem de autoria do Zé Luís Jr*)


Tenho aprendido a cada dia que vida com Deus não tem ABSOLUTAMENTE NADA a ver com religiosidade, cerimonialismo ou (menos ainda!) fanatismo. E sim, com a busca de uma vida prática saudável em todos os sentidos, onde se procura viver as relações de forma ponderada. Para isso, o primeiro passo  é nos desarmarmos e acalmar o coração, ironicamente, o nosso maior inimigo nessa busca. Pois o ministério que Jesus nos confiou (a todos, indiscriminadamente) foi o da RECONCILIAÇÃO. Com Ele, com nós mesmos e, consequentemente, com os outros. Essa é a ideia! Tão desconcertante de tão simples - diria o pregador...

Não temos nenhuma obrigação de adotar clichês como postura de verdadeiro cristão ou usar certos chavões religiosos para ganhar o céu. O que vale é se há a intenção prática no nosso coração ou se estamos participando de uma farsa coletiva para bajulação/negociação divina. Jesus dispensa rispidamente os bajuladores e clama por mais 'samaritanos' que não supervalorizam as leis, regras, normas e apenas têm o gesto simples, eficaz e necessário, no momento necessário e pronto. O resto é invenção do homem religioso. No dia em que cair a ficha do religioso de carteirinha, ele vai entender o quanto seu enorme esforço por ser/parecer bonzinho e certinho é vão e patético.

Se observarmos com cuidado, veremos que em suas cartas, Paulo fala de vida prática cristã. Gosto de bater nessa tecla, porque muitos veem Paulo como mais um religioso fariseu, seguindo essa falsa visão de seus escritos. Entretanto, na sua missão apostólica, sua ênfase sempre foi de apresentar instruções para uma vida cristã SINCERA no cotidiano, e não para uma vida religiosa, dentro dos moldes do líder da igreja. Inclusive, isso de pegar umas falas do apóstolo, para, a partir delas, montar uma igreja/doutrina supostamente do agrado de Jesus é, na realidade, atitude de natureza paganista.

Não perdemos nossa individualidade quando 'nos filiamos' a determinada instituição religiosa. Deus não é um tirano religioso. Aliás, foi Ele mesmo que nos concedeu essa individualidade preciosa! Adestramento é para animais, que não têm raciocínio, consciência, lucidez, senso crítico. Prerrogativas estas, que são presente de Deus a cada um, pessoalmente! E não, coletivamente, para um dirigente reacionário comandar. Senão, qual o sentido desse 'presente'? Portanto, façamos o uso CORRETO do que nos foi dado de GRAÇA.

Líderes extremamente respeitados também podem nos decepcionar. É por isso que Deus não considera posições e tipos de atuação (Rm 2.11) Uma coisa é o respeito pelo ofício, outra coisa é a fidelidade somente a Cristo. Ninguém espere de mim, reverenciar a quem quer comandar minha vida pessoal.
RF


LEITURA COMPLEMENTAR:

Todo fundamentalista é pagão, porque é confinador de quem é inconfinável, que é Deus. O fundamentalismo pratica a mais estúpida tentativa que o ser humano pode fazer sobre o Criador, que é tentar domesticar Deus. Ou, então, querer dizer até onde Deus vai, o que Deus pode e o que não pode fazer, ou a quem deve ouvir. O fundamentalismo entende que Deus está a serviço da religião, e isso é paganismo cego, inverte a ordem universal, na qual todas as coisas existem para Deus e em Deus. E Deus é aquele que tem a absoluta liberdade de ser, sem jamais explicar porque Ele resolveu ser o que Ele é.
Esses grupos todos que falam de maneira obcecada e fanatizada sobre fé, em geral, são os mais inseguros e os mais resistentes, porque não têm capacidade de aceitar qualquer encontro com qualquer coisa que eles não acreditam, sob pena de que isso sacuda e enfraqueça os fundamentos, sobre os quais não admitem que se façam perguntas. A maior luta de Jesus foi contra os fundamentalistas. Foi o fundamentalismo que matou Jesus. O fundamentalismo que não aceita que o milagre seja feito no dia de sábado, que diz que Jesus não pode tocar nas coisas que ele toca, comer a comida que come, conviver com as pessoas com quem convive. (Caio Fábio)


Nenhum comentário: