"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

domingo, 28 de outubro de 2012

Rispa, Jorge e Dolores

Rispa, concubina de Saul, o trai com Abner
Dolores, atriz pornográfica 'convertida ao evangelho'


Jorge da Capadócia


Paula Burlamaqui fez 'laboratório' em casa, com empregada evangélica. Assim como todos os outros personagens de novelas são inspirados em pessoas do cotidiano. A arte imita a vida. E não, o contrário. Mas o 'evangélico' é melindroso e se acha intocável... Só não dá é pra se fazer de surdo, cego e mudo e depois vir dizer que a personagem foi caricata. Quantas vezes constatei cenas idênticas quanto à forma da massa crental se comportar e falar dentro e fora dos átrios evangélicos! A moça desempenhou muito bem o seu papel de atriz indo, inclusive, assistir a alguns cultos. Então, paciência. Enquanto se dizia 'não é bem assim, ela está exagerando' se deveria dizer 'é bem assim e muito mais'.

Se bem que o fato de ser melindroso não é 'privilégio' dessa imensa fatia religiosa, pois bora ser sincera: esse lance de crença (crença, e não, fé) tem sempre aquele ranço segregador, hipocritamente travestido de liberdade de credo e expressão. Seja no espírita, no umbandista, no evangélico ou no católico. Gente que se faz de cabeça aberta, mas torce o pescoço aos que não são seus pares. Isso acontece até entre os que rezam o mesmo credo, mas que são de denominações diferentes. E nem preciso ir muito longe, pois tiro por mim mesma. Ré confessa, quantas vezes me flagrei...

Sinto-me bem à vontade para falar porque não faço bem o tipo da noveleira de carteirinha, como também não tenho nenhum problema em assistir, eventualmente. Não gosto da Record, por questão de qualidade técnica nem morro de amores pelos apelos fascinantes da Globo. Apenas me reservo ao direito de escolher minhas programações de TV, acionando um troço chamado controle remoto, e outro, de nome senso crítico.

O que eu acho muito estranho é esse desespero pelo medo do fogo do inferno que gerou esse boicote na rede. Sem ofensa, tá? Mas isso é coisa de crente infantilóide, na boa. Principalmente, porque ele não se liga que está sendo usado por líder religioso que quer desviar o foco para sua própria TV. Chega a ser hilário o paradoxo! Fugir do que lhe parece  eternidade no lago infernal e se deixar embalar por apelos de líder reacionário.  Como se aquelas madrugadas dessa TV não fossem bem mais sinistras botando no chinelo qualquer outra entidade. Pelo menos, estas, não se apresentam em nome de Jesus.

Além do mais, me estranha ainda esse pânico todo, como se fosse a primeira novela da Globo com foco em espiritismo, umbanda e até outras crenças alheias à nossa cultura, inclusive envolvendo ritos pagãos...

Muito engraçado também (se não fosse uma cegueira trágica) são os comentários pueris de preferência pela novela da Record, pelo fato do nome ser "Rei Davi', apenas porque se trata de um personagem bíblico. Como se este (o rei), realeza, súditos e plebeus do contexto da sua época, não tivessem  se comportado em toda sua existência, como qualquer mortal de qualquer época, com seus erros e acertos, carentes da mesmíssima misericórdia atemporal.

Sinceramente, que bobagem desses 'evangélicos'! É como eu comentei ali no facebook de um amigo. A alienação, resultante da insegurança, do medo religioso coletivo e pressão sutil da religiosidade, é tão grande e surtada, que gera essa pretensão da convocação, do julgamento e do terrorismo, como se todos os evangélicos fossem um bando de alienados e necessitassem dessa chamada. Por favor, mesmo considerando as inadequações gramaticais do antigo mote: me incluam fora dessa!

Por outro lado, se for pra ficar de rixinha e fazer questionamento raso (como esse do feriado católico em resposta ao boicote 'evangélico' afff), vai surgir tanto questionamento, que sai de baixo. Primeiro, que o Jorge da Capadócia (que não é lenda como muitos dizem), jamais imaginou que iriam canonizá-lo. Aliás, a grande ironia é que ele foi torturado e morto justamente por renegar a adoração a ídolos e confessar sua fidelidade a Cristo...

TEXTO CORRELATO:






Nenhum comentário: