"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A FALA - barômetro da espiritualidade




'A fala é um barômetro da espiritualidade, revelando o conteúdo do coração' ( Ver Mt 12:36.37)

A boca fala do que o coração está cheio - Palavras de JESUS (Ver Mt 12.34)


Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro. Os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro. Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Uma fagulha põe em brasas uma grande selva!

A língua é fogo. É mundo de iniquidade. Está situada entre os membros de nosso corpo e contamina o corpo inteiro. E não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
Toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.
Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
Quem for sábio e inteligente, mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, você  tem no coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem se glorie disso, nem minta contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.
Onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
É em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
RF

Conferir na epístola de Tiago, capítulo 3 <---clique AQUI


'A língua põe em chamas toda uma carreira humana'

E quando não mata pessoas, literalmente, causa grandes danos, muitos deles irreversíveis. Pois que ela mata relações, sonhos, projetos...

Tiago, ao referir-se à língua, nos adverte que a inveja, o sentimento faccioso, a amargura e a mentira vêm de uma 'sabedoria' demoníaca.

E, como ele mesmo diz, TODOS nós tropeçamos em muitas coisas. E que a língua aponta para o mal ou para o bem denotando se a pessoa está ou não envolvida pelo Espírito de Deus.

NENHUM dos homens é capaz de domar a língua - diz ele. O que significa que, em algum momento de nossa vida, cometemos um equívoco, uma injustiça, um mal a alguém.

Portanto, fiquemos atentos e nos sujeitemos a Deus que promete nos guiar e nos fortalecer quando desistimos do nosso 'eu' egoísta. O nome disso é submissão. Nessa submissão não nos tornamos perfeitos, mas temos a garantia de que estamos sob Seus cuidados.

E nessa submissão, que nada tem a ver com performances religiosas, Ele trata da nossa alma para que vivamos em paz, reconciliados com Ele, com nós mesmos e com o outro.

RF
TEXTO RELACIONADO:

--------------------------

Seis coisas o SENHOR aborrece,
E A SÉTIMA A SUA ALMA ABOMINA:

1- olhos altivos
2- língua mentirosa
3- mãos que derramam sangue inocente
4- coração que trama projetos iníquos
5- pés que se apressam a correr para o mal
6- testemunha falsa que profere mentiras
7- E O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE OS IRMÃOS.
(Cf Provérbios 6:16.19 - 'CAPS' MEUS - RF)

Nenhum comentário: