"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ética e moral



Pegando carona na enxuta frase do Ricardo Alexandre (sobre o cabelo em pé sem trocadilhos) eu vejo assim: a natureza humana é diversificada em suas perversões. E por isso, é claro que vai ter sempre quem 'se delicie' com esse tipo de voyeurismo. Que, aliás, está longe de ser algo esteticamente agradável de se ver.
De outro lado, vejo também que a garota que se propõe a tirar fotos com um modelito super apertado (antiestético e anti-respiração) em posições nada a ver, contrastando com a vasta cabeleira, só denuncia lampejos de autoafirmação em contradição com um baita conflito interior. Como se a sua virtude, já estando nos cabelos longos exigidos e impostos, ela esteja livre para uns pequenos delitos aqui e ali.
Não é necessário muito esforço para se perceber a total falta de senso do ridículo numa foto dessas, por exemplo. E olhe que essa 'Geisa gospel' acima (como disseram, preconceituosamente, lá no 'Genizah')  até que é uma das menos 'sem noção' da galeria exposta. Aliás, diga-se de passagem, que se a Glória Kalil fosse sua personal stylist certamente a reprovaria categoricamente em cada um dos itens apresentados. 
E não adianta a gente querer enfiar a cabeça na areia e se fazer que não entende que isso é reflexo de repressão religiosa. Por isso que essa técnica da coerção denominacional (leia-se ensinamentos) JAMAIS irá funcionar como instrumento de conduta agradável a Deus. Ora, convenhamos! Tal eficácia não se consegue por meio de líderes religiosos com suas imposições e falso moralismo. Mas no bom exemplo dos pais desde o berço, com sinceridade, humildade (reconhecimento de que é falho), espontaneidade e bom senso nas atitudes. Isso sim, irá contribuir de maneira preciosa na formação do caráter da jovem . O bom senso é quem estabelece o padrão adequado e não as regras determinadas pela instituição religiosa.
Jesus - que, paradoxalmente, rompeu com todas as regras sociais e religiosas da época- era, e É! - acima de tudo, ético. Há uma diferença entre ÉTICA, no sentido do caráter humano que reflete no modo de viver e conviver - e MORAL que se fundamenta em obediência a normas que, fatalmente, redundam em ações hipócritas, convenientes, manipuladoras. Não é à toa que, a todo instante, a existência nos apresenta valores totalmente invertidos/distorcidos e, no entanto, perfeitamente aceitos. Veja, por exemplo, o sentido de 'liberdade' nas doutrinas religiosas que só incitam mais e mais o uso da máscara.
Lembro-me do que disse o apóstolo ao povo de Gálatas ao apresentar-lhes instruções para uma vida prática cristã. Sua decepção era justamente em relação aos ensinos que envolviam outras doutrinas ALÉM da justificação pela fé. Seu cuidado e preocupação eram com o retorno à antiga lei que demonstrava não crer que o poder de Deus transforma o pecador em nova criatura. Sim, pois que na GRAÇA - e não na Lei - fica-se mais distante de um equívoco como este. Digo este, por ter sido o que caiu na 'rede' e é o que está em questão, mas, lamentavelmente, todo santo dia a gente se depara com situações semelhantes. O que se percebe claramente em situações como esta, é que a religião, além de distanciar a pessoa da GRAÇA, ainda a expõe a constrangimentos desse naipe.
Enfatizando o que eu comentei lá no Genizah (<--clique aqui), canhões, breguices e mau gosto à parte, se tem alguém responsável nessa história toda, repito, são os pais, que em vez de orientar suas filhas, delegam ao guia espiritual uma função que é deles; estes, por ignorância/tradição/costume/preguiça/irresponsabilidade - e até delírio religioso que engloba tudo isso aí - permitem que a liderança da denominação repressora imponha regras acima do bom senso e determinem parâmetros que nada têm a ver com a proposta sadia do Evangelho.
Quer dizer que se a menina tem cabelão, veste saia e blusa de manga, põe véu na hora do culto e faz carinha de piedosa ao cantar os mais belos hinos então, automaticamente, carrega patente de 'irmã', merece 'ósculo santo' e senta nos melhores lugares?! Só que o seu coraçãozinho ansioso e sedento por 'liberdade' sabe perfeitamente que não é bem assim que a banda toca...
Referindo-se ao tipo de educação que teve na infância e adolescência, é como falou o Steven, do Aerosmith: 

- 'Toda repressão um dia explode'

Só que, infelizmente, explode desnorteado e da forma mais desajustada possível, já que não há referenciais consistentes Ele que o diga! Ele que, ao se ver liberto, levou anos acreditando que a liberdade se resumia ao pó branco que tanto inalou. 
E nesse caso não é diferente, pois na primeira oportunidade que tem, uma garotinha dessas vai sair por aí completamente 'sem noção', coitadinha! E eis aí o mais cruel e irônico reflexo da repressão religiosa que ESTIMULA a hipocrisia de forma tão arrogante e pretensiosa que não se dá conta (Será?) de que, inevitavelmente, um belo dia a máscara cai. 

E é muito triste e feio o que se vê por trás dos bastidores religiosos em que se usa largamente o nome de Jesus. Em vão...
Bem, pelo menos quanto a isso, o Steven teve coerência. Não usou o Santo Nome...

Nenhum comentário: