"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ah, insensato coração...




Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
(Jr 17.9)
O sábio de coração será chamado prudente.
Pv 16.21.
Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.
Pv 19.21.
O que confia no seu próprio coração é insensato.
Pv 28.26

Eis a frase que mais se ouve por aí, principalmente de mulheres fúteis e inconsequentes que tentam justificar suas 'escolhas' amorosas: no coração não se manda...

Coração é o centro da emoção. 'É a auto-suficiência no sentir. E o sentir auto-suficiente do ser humano é desesperadamente corrupto'. Daí sua perversidade, pois envolve a pessoa com sentimentos e emoções sutis que se transformam gradativamente em cilada obsessiva por caminhos cada vez mais tortuosos. Nesse meio tempo, o coração jura que está certo, enchendo-se de uma falsa alegria. E então sugere, pede, reivindica, grita, esperneia... Enfim, planta uma ideia fixa bem no seu centro, cheio de planos e determinações, devaneios e falsas esperanças, tomando proporções que ocupam todo o ser.
Mas, e a consciência, o que nos diz? Geralmente quem está nesse estado de êxtase, não lhe dá ouvidos, não é maluco para querer consultá-la, pois assim o fazendo, põe a perder todo o 'trabalho' feito pelo sentir absoluto do coração. Pois que, ao contrário, a nossa consciência nos fala claramente que as nossas necessidades só podem ser satisfeitas por Deus. E que somente o Seu amor incondicional nos cura diariamente da insensatez impulsionada pelo coração. Ironicamente, lá no fundo do coração, sabe-se disso.
'O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor'. (Pv 16.1)
Esse 'mas' denota toda nossa limitação colocando em cheque a nossa dependência. Deus nos dá capacidade de sonhar, de planejar e até de 'viajar', MAS por outro lado, nos direciona a desfrutar de um comprometimento que revela nossa total submissão a Ele. É quase um paradoxo, porém é quando entendemos que nossos sonhos e projetos deverão estar alinhados com a Sua vontade. E é claro que, quando se resolve se armar de toda a coragem para desistir dessa auto-suficiência, há uma espécie de frustração inicial ao se ver os próprios planos irem por água abaixo. Mas aí... Nada se compara ao alívio que vai nos invadindo! E nenhum 'sentir' substitui a alegria e a segurança de se saber orientado pelo Autor das nossas vidas!

RF
O coração do homem é cheio de engano e de autoengano. Possuído pelo espírito da dissimulação, da imagem, da aparência e da máscara a fim de tentar encobrir o que ele de fato sente, deseja e almeja. Até os nossos melhores sentimentos vividos por nós como virtudes, são ainda cheios de engano e mentira’. (Caio Fábio)

Nenhum comentário: