"NÃO EXISTE NENHUM LUGAR DE CULTO FORA DO AMOR AO PRÓXIMO"

Translate

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Equilíbrio é o Evangelho (Parte II)



Eu 'preparei' meu fígado e meu estômago e hoje resolvi assistir ao vídeo do 'Domingo Espetacular' citado pelo meu amigo Ricardo Alexandre em comentário na postagem anterior.

Devo confessar que sou bem familiarizada com algumas daquelas cenas, vez que minha conversão esteve 'ligada' à igreja (carismática) que eu comecei a frequentar e que, de certa forma, aderiu a esse modismo. Não tenho apenas familiaridade, como também caí algumas vezes, sendo que antes resisti bastante, já que sou de natureza do contra e espírito super crítico. E, por isso mesmo, fui à frente por livre e espontânea vontade, no dia e na hora que quis; quero dizer: nenhum líder espiritual me induziu nem me empurrou. 


E, mesmo tendo sido em ambiente super discreto, com um número reduzido de pessoas, sem estardalhaços (nem mídia sensacionalista), não vi fazer nenhuma diferença na minha existência, na minha vida prática cristã. No máximo, um incrível bem estar geral. É claro que, sugestionada pelo ambiente solene, associado a pouca luminosidade, som baixinho, música lenta (nada contra o rock, muito pelo contrário rss)  a gente finda por experimentar um estado 'místico'.  E, bora combinar, né? Não podemos fingir que a emocionalidade coletiva não tem seu peso. Mas, nada mais do que isso, pois que é momentâneo e, para mimexperiência real com Deus é algo muito mais abrangente do que um sentir, estando ligada ao meu ser, meu respirar, ou seja, às 24 horas do meu dia. 


Conforme o que ouvi no referido vídeo, me chama à atenção, o que diz o psicólogo Jacob Goldberg sobre a histeria diminuir o senso crítico provocando uma entrega passiva - No que eu concordo pois que, para mim, entrega a Deus é entrega pacífica. Pacífica e constante mas jamais passiva; ao contrário, lúcida, consciente e com os pés bem firmes no chão.


Fico também com o que diz a cabeleireira que, quando a filhinha morreu, procurou conforto junto aos que a ajudaram/induziram a 'cair no espírito' e não encontrou ninguém para ajudá-la. E ainda reproduzo aqui uma frase dessa jovem que certamente não estudou teologia, mas fala com propriedade, em demonstração do equilíbrio que encontrou em circunstâncias dolorosas:


"Deus não quer te jogar no chão. Ele não quer ver você cair. Ele quer te levantar".


Não faz muito tempo, em visita à casa de uma amiga católica carismática, chega a filha dela ( de uns 16 anos de idade, acho) com o nariz arrebentado, sangrando e toda orgulhosa, feliz da vida, dizendo a todo mundo que havia 'caído no espírito'. Até já falei isso em comentários em blogs de amigos e em texto recente. O mais lamentável é que passa a fazer parte da 'doutrina', sendo mais um dos passos da agenda supostamente espiritual.


Por fim, é igualmente lamentável ver gente que já foi 'referência', submetendo-se a certos apelos. Por outro lado, se a Sandy Gospel, por exemplo, entra nessa exposição pública é lá com ela. É problema e responsabilidade dela (Mt 7: 22.23), enquanto evangelizadora.


Particularmente, eu fico com a discrição do cicio tranquilo e suave. Aquela incrível experiência de Elias com Deus no Monte Horebe - onde suas necessidades foram supridas de modo sobrenatural em meio a fuga angustiada -  e que o conduziu a  'descansar no SENHOR'. Em processo contínuo e no meio do aparente caos da existência.


No AMOR INCONFUNDÍVEL, que nos levanta,


R.F.

'...e um grande e forte vento fendia os montes 
e despedaçava as penhas diante do SENHOR; 
porém, o SENHOR não estava no vento
depois do vento, um terremoto, 
mas o SENHOR não estava no terremoto
depois do terremoto um fogo, 
mas o Senhor não estava no fogo
e depois do fogo um cicio tranquilo e suave.' 
(I Rs 19:11.12)
(Grifos e caps meus-RF)

4 comentários:

René disse...

Rê,

Eu havia assistido ao tal programa e devo dizer que penso da mesma forma que você. Mas não poderia deixar de registrar o que já foi profetizado há muito tempo:

"Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos".

Abração e Paz!

Regina Farias disse...

R.

Já euzinha nem vi e ainda retardei pra ver porque realmente é preciso ter saquinho rss Se bem que não é a primeira vez que se vê matéria acerca disso. Vez por outra, vem à tona esse espetáculo em nome da fé.

E mais: veja que antes de 'falar' isso que você cita, primeiro Paulo recomenda a Timóteo:

"Prega a palavra, INSTA, QUER SEJA OPORTUNO, QUER NÃO, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina".

Mas o mais grave é que tem denominação que faz isso, MAAASSS em relação às próprias doutrinas, pois não suportam a SÃ doutrina, daí inventam sua própria cartilha religiosa recheada de neuroses nada a ver com Jesus em nome de Jesus.

E, como disse Jesus: "invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes, E FAZEIS MUITAS OUTRAS COISAS SEMELHANTES".

Coisas do bicho-ômi...

Abração e Paz pra ti tb!

Ricardo Alexandre disse...

"DEUS NÃO QUER QUE VOCÊ CAIA. DEUS NÃO QUER TE DERRUBAR. DEUS QUER TE LEVANTAR"

O que disse esta cabelereira, bem que poderia se tornar um SLOGAN contra o movimento.

Não comentou no texto. A parte que mais me chocou, foi ver as pessoas imitando animais.

Regina Farias disse...

Ricardo,

Também gostei do 'slogan' :)

E eu não comentei porque já tinha visto antes em outros videos e, principalmente, porque eu acho uma coisa tão bizarra, bem como aquelas gargalhadas grotescas, aquele gira gira, aquelas pessoas gritando e se debatendo, que não achei que devia dar nenhum enfoque no texto, entendeu? Enfim, tudo isso é uma grande palhaçada! Ô povo pra gostar de importar porcaria. XÔ, macumbogélica!

Abs,